O Mundo Autista

Autismo e a natação

No texto autismo e a natação, a educadora física e professora de natação, Thaís Magalhães, e seus alunos durante uma aula, na piscina. Do lado esquerdo, vê-se uma foto do mundo.

Um dos desafios da família com criança autista é saber quais terapias serão as melhores para nossos filhos. As principais na primeira infância são: fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia. Mas, claro, existem a musicoterapia, arteterapia e a até então, prosaica, natação. Daí vem a descoberta do autismo e a natação.

Depois de ajustar terapia e orçamento, passamos a torcer para termos encontrado um excelente profissional. Mas não apenas isso. Um bom profissional mas, acima de tudo um ser humano precioso. Sim, já aprendemos que, no final, o ser humano é o que faz toda a diferença.

Nós, do Mundo autista, recebemos um presente no Dia das Crianças. A mamãe Leandra nos repassou o texto que recebeu da Thaís Magalhães, educadora física e professora de natação. Sinta o valor do encontro do profissional competente com um ser humano precioso.

Parabéns, Thaís Magalhães e os papais Leandra Duarte Ottoni Torquetti e Hugo Torquetti Moraes.

Professora Thaís e seu aluno autista

No texto autismo e a natação, a educadora física e professora de natação, Thaís Magalhães, e seus alunos durante uma aula, na piscina.
A educadora física e professora de natação, Thaís Magalhães, e seus alunos durante uma aula, na piscina.

Sabe esse rapazinho aqui? Então, ele se chama José Francisco. Se você não prestar muita atenção quase nunca vai entender quando ele te contar o nome dele. Mas mesmo assim, ele vai sempre fazer questão de conversar com todos. Sempre vai ficar feliz em se apresentar a você. E, se por um acaso, ele gostar muito de você (o que não é difícil se você for uma pessoa do bem) ele vai te tocar. Além disso, vai pegar na sua orelha e quando ele explodir de amor, ah, ele vai te apertar também.

Autismo e a natação… e os olhos do coração

Talvez você não entenda da primeira, da segunda ou até da terceira vez o que José Francisco falar com você. Entretanto, ele sempre vai ter paciência de repetir. Quer uma dica?


Preste atenção nele, não finja que entendeu, preste BEM atenção. Assim, quando você perceber, estará tendo um delicioso papo com José Francisco.

Ele ja foi baleia , kraken, king king, tubarão, homem aranha e agora é youtuber. Isso mesmo. Diretor e apresentador, Não é pouca coisa não!
Vixe … esse rapazinho tem é história e imaginação.

O mundo de José Francisco no autismo e a natação

Ele vê o mundo do jeitinho dele e, às vezes, eu queria fugir para o mundo dele.
No planeta José, ele sabe que as pessoas não vão entendê-lo com facilidade. Mas, lembra? Ele tem PACIÊNCIA para repetir quantas vezes forem necessárias. Acredite, ele vai ajudar você.

Lá ele admira e contempla tudo que ele gosta. No tempo dele. Por lá, tudo tem que ser muito organizado. Deve ter rotina. Ele não faz algo só porque você quer que ele faça. Não, tem que fazer sentido para ele. E, é claro, ele tem que saber o que vem depois.

No planeta José Francisco, se você tem cabelo roxo, rosa, azul, albino, você é bonito. Ou, se você usa tranças compridas, tem o cabelo black ou um estilo totalmente fora do “padrão social”? Então, você é linda. E José Francisco faz questão de dizer isso a você!

O mundo da inclusão

Fala aí, você que leu ate aqui. Nesse mundo em que vivemos hoje, não dá vontade de fugir para esse planeta do Francisco? O dia a dia dele não é tão simples e doce como as palavras desse texto. Mas eu tenho descoberto que essa complexidade vem de nós. De nossas cobranças. Nossa mania de rotular e padronizar.


Nosso planeta não esta preparado para a paciência, para o tempo necessário à contemplação. Além disso, não estamos preparados para respeitar o tempo do outro e, principalmente, ver beleza no que esta fora do tal padrão social.
Mas o José? Bom, o José …


Olááá!
Como você se chama?
Eeeiiii tem alguém ai?

Olááá tem alguém ai? Olááá! Eu estou aqui.

Sou o José Francisco

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments