Desde criança, eu penso demais. Mais tarde, soube que isso acontecia por causa do autismo e o cérebro neurodivergente e hiperexcitado. Por isso, preferia me manter calada. E pensativa.
A nossa civilização se baseia, sobretudo, no calendário gregoriano. Então, ele é organizado de forma linear, com começo, meio e fim. O início é marcado pelo nascimento de Jesus Cristo e o fim, segundo a Bíblia, será marcado com o retorno dele. Outras civilizações, no entanto, compreendem o tempo de maneira diferente. Para os Maias e Astecas, por exemplo, o tempo acontecia em ciclos que se repetiam. Por isso, o calendário deles era circular.
Kairós, palavra de origem grega, significa “momento certo” ou “oportuno”. É uma antiga noção dos gregos sobre o tempo. O termo kairós teria surgido a partir de um personagem da mitologia grega. Kairós era filho de Cronos, deus do tempo e das estações.
Ao contrário do pai, Kairós expressava uma ideia metafórica do tempo. Para ele, o tempo era não-linear. Não se pode determinar ou medir. Assim, “kairós” é um momento oportuno único. Então, ele pode estar no espaço de um tempo físico, determinado por Cronos.
Diante disso, por vezes, quis parar meu cérebro neurodivergente e hiperexcitado. Contudo, não era possível. Primeiro porque sempre foi mais forte que eu. Segundo, porque um psiquiatra me disse, certa vez, que o cérebro de um autista empenha um esforço duas vezes maior que o cérebro da pessoa típica.
Portanto, entender a diversidade composta por nossas diferenças é o que torna a humanidade mais fortalecida e criativa. Vamos criar uma nova realidade? Abandonar a escravidão do tempo Cronos? Assim, podemos nos lançar a degustação da vida sugerida pelo tempo kairós. Que tal? Você topa?
Resenha do livro Amar é Relativo, de Sophie Kinsella, por Sophia Mendonça. Obra reconstrói romance…
Qual o tema de Jurado Nº 2, de Clint Eastwood? Nicholas Hoult brilha em drama…
Ressaca Social no Autismo e o mito de "nem parece autista" são tema de episódio…
Em 2013, a síndrome de asperger passou a compor o Transtorno do Espectro do Autismo.…
Silvio mistura uma narrativa frágil de filme policial com alguns toques biográficos sobre o personagem-título.…
O autismo nível 3 de suporte no filme Quem Vai Ficar com Mary?
Ver Comentários
TOP SOU AUTISTA
Tamo juntos!!!