Procura um passatempo divertido? As Testemunhas de Madea é uma escolha sobre o que assistir no Star+. Confira a crítica de Sophia Mendonça.
As Testemunhas de Madea é um filme de comédia lançado em 2012, mas que pode ser visto pelos assinantes do Star+. Na realidade, a própria Madea, uma senhora mal humorada, é o aspecto chave dos diversos filmes e peças de teatro em que aparece. Esta personagem ganhou vida na criação do ator e dramaturgo Tyler Perry. O artista, aliás, se especializou em dramas e comédias com temática racial.
Sobretudo, Tyler Perry focaliza o olhar em mulheres negras com histórico de serem abusadas e evidenciarem personalidades marcantes. Assim, a personagem Madea oscila entre o suporte moral e o jeito divertido. Inclusive, essa alternância de tom é uma prova do impressionante domínio cênico de seu criador.
Então, o diferencial de As Testemunhas de Madea é que a produção se escora na comédia. Principalmente, ao dialogar as vivências da personagem-título com as experiências de uma família branca e de classe média alta.
Assim, as presenças de Eugene Levy e Denise Richards trazem um novo e potente senso de humor a este longa-metragem. Respectivamente, eles interpretam um executivo ingênuo, vítima de um golpe, e a esposa dele, que é amante de Yoga. Dessa forma, percebe-se a escolha por astros talentosos em papéis dentro de uma norma padronizada socialmente.
Com isso, o filme foi um grande sucesso ao atingir um público muito mais amplo do que quase todas as obras em que Perry dá vida a Madea. Mesmo assim, a caracterização amorosa e divertida dele mantém-se como o fio condutor da trama. Assim como revela-se um diferencial importante em meio a tantas outras produções no estilo Sessão da Tarde.
Logo, As Testemunhas de Madea mostra-se um filme simples. Porém, é bastante engraçado e envolvente. Dessa forma, revela-se uma prova do talento de Tyler Perry em amarrar ideias e situações bem humoradas.
Sophia Mendonça é uma youtuber, podcaster, escritora e pesquisadora brasileira. Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.
Crítica Wicked - Parte 2. Entenda a mudança de tom do diretor Jon M. Chu…
As metáforas em Um Truque de Mestre 3: crítica do filme aborda os cavaleiros e…
Uma crônica de Sophia Mendonça sobre a garota autista na Bolha, inspirada em Wicked e…
O Livro que Devolveu a Voz ao Autismo no Brasil. completa 10 anos "Outro Olhar:…
O Significado de "Bandaids Over a Broken Heart" e a evolução emocional de Katy Perry…
Presidente da Autistas Brasil debateu o diagnóstico tardio, a mercantilização das terapias e o preconceito…