Além, evidentemente, das minhas próprias crenças, há algum tempo, ouço outras crenças. Uma delas, é a crença de que o pensamento determina a realidade. Desse modo, arrisco uma divagação sobre as crenças limitantes, pensamentos e palavras. O que as pessoas do mundo inteiro pensaram para termos, como resultado, essa tal pandemia?
É fato que nosso cérebro não diferencia a realidade da imaginação. Então, que pensamentos são esses que determinam meu destino? E o seu? Afinal, a realidade não é o que acontece. Mas sim, a interpretação que cada um tem do que acontece.
Minha preocupação nasceu dessa observação. Então, quais são as crenças que me guiam? Aliás, elas me empoderam ou me fragilizam? Dessa forma, percebi que Freud, em 1905, já chamava a atenção para a magia das palavras e pensamentos:
"O leigo,
por certo, achará difícil compreender que as perturbações patológicas do corpo e da alma possam ser eliminadas através de “meras” palavras. Achará que lhe estão pedindo para acreditar em bruxarias. E não estará tão errado assim: as palavras de nossa fala cotidiana não passam de magia mais atenuada.
Mas será preciso tomarmos um caminho indireto para tornar compreensível o modo como a ciência é empregada para restituir às palavras pelo menos parte de seu antigo poder mágico
Agora começamos também a compreender a “magia” das palavras. É que as palavras são o mediador mais importante da influência que um homem pretende exercer sobre o outro; as palavras são um bom meio de provocar modificações anímicas naquele a quem são dirigidas, e por isso já não soa enigmático afirmar que a magia das palavras pode eliminar os sintomas patológicos, sobretudo aqueles que se baseiam justamente nos estados psíquicos."
FREUD in “Tratamento psíquico”, 1905
No início deste ano, topei com uma parada diferente, dentre os vários cursos on line, oferecidos por causa da pandemia. Era certo que eu precisava eliminar alguns sintomas perigosos à minha saúde mental. Tudo bem. Mas sou uma comunicadora e estou ‘falando’ com vocês de maneira informal. Dessa forma, como seres de linguagem que somos, resolvi cuidar de minhas palavras. Já cuidava de tanta coisa nos últimos tempos. Assim, mais uma seria apenas mais uma.
Por indicação de uma grande amiga, me inscrevi no curso para Certificado como Praticante PNL Licensed Practitioner of NLP®.
Os instrutores seriam da Colômbia e outros países latinos. Seria excelente praticar os 2 anos de espanhol, estudados há tempos. Entretanto, deixei o curso na metade. Mas nem isso me intimidou. E o melhor, valeu meu esforço.A PNL é a ciência que pesquisa sobre como a linguagem, verbal e não verbal, afeta nosso sistema neurológico. A Programação é um processo para melhorar a interação com outras pessoas, alcançar relacionamentos mais eficazes, tanto pessoal quanto profissionalmente. Muito bom.
Contudo, eu estava apavorada. Eu precisava me preparar para o apregoado ‘novo normal’. Havia saído às ruas, somente no fim de 2020. A poluição visual, os passeios esburacados, as pichações nos muros saltaram aos meus olhos. Conclusão: me desconstruí por completo. Desejei voltar correndo à casa. Mesmo que abrisse mão do pão fresquinho.
Decidi: era urgente me preparar para a volta às ruas, às pessoas. Para além da tela de meu computador. Foi um grande aprendizado. É como se eu reprogramasse meu cérebro. E o mais importante, reprogramasse sem ter de reviver todo o conteúdo dele.
Recebi a notícia de que haverá um mini curso, gratuito, nos dias 22 e 23 de setembro. Assim, as inscrições estão abertas para a MasterClass: “Criando uma versão melhor de você”.
Serão três Instrutores certificados em PNL. Aliás, nos dois dias, eles vão fornecer ferramentas práticas para aplicar em sua vida diária. E isso, cá entre nós, pode nos ajudar a, pelo menos, passar um tempo com pessoas diferentes. E, claro, dessa maneira, ampliar nosso repertório de pensamentos, palavras e crenças empoderadoras.
Inscreva-se clicando aqui: http://www.creafelicidad.com/masterclass
Saiba mais: Kátia Arango dá mais informações sobre o curso
Resenha do livro Amar é Relativo, de Sophie Kinsella, por Sophia Mendonça. Obra reconstrói romance…
Qual o tema de Jurado Nº 2, de Clint Eastwood? Nicholas Hoult brilha em drama…
Ressaca Social no Autismo e o mito de "nem parece autista" são tema de episódio…
Em 2013, a síndrome de asperger passou a compor o Transtorno do Espectro do Autismo.…
Silvio mistura uma narrativa frágil de filme policial com alguns toques biográficos sobre o personagem-título.…
O autismo nível 3 de suporte no filme Quem Vai Ficar com Mary?