Já dissemos aqui, que o diagnóstico nas mulheres costuma ser tardio. Isso porque perceber as sutilezas do espectro em mulheres, exige conhecimento apurado. Desse modo, exige, ainda, cuidado especial com as características femininas. No entanto, o histórico das pesquisas na área da saúde apontam para uma preocupação maior com o masculino. Assim, tivemos por muitos anos, (e ainda temos), mulheres diagnosticadas pelas condições coexistentes. Ou seja, comorbidades. Ou mesmo diagnósticos equivocados. Esses diagnósticos errados decorrem, muitas vezes, pelo senso comum de alguns profissionais menos comprometidos. Por isso, reunimos um time de mulheres autistas para dar “A voz da Mulher Autista, Autismo no Feminino”.
As autoras deste livro tiveram como mote a pergunta: “O que você pensa que a sociedade precisa saber sobre autismo no feminino?”. Dessa forma, são várias e emocionantes histórias. E, certamente, não poderia ser diferente. Afinal, a mulher segue ignorada pelos nos estudos sobre o autismo. Contudo, agora, muitas estão saindo da invisibilidade. Dessa maneira, elas levam o assunto às redes sociais. Além disso, levam também à academia e promovem palestras. Assim, elas também pesquisam e criam empresas para difundir informações confiáveis.
Em suma, o ativismo dessas mulheres é consequência da constatação da falta de conhecimento e até da distorção sobre as características do autismo no feminino. Infelizmente, é fato ainda, que todas elas passaram por experiências cruéis na busca pelo diagnóstico.
“Autismo no Feminino – A Voz da Mulher Autista” apresenta treze capítulos,. Todos escritos por mulheres autistas. Eles mesclam artigos científicos e experiências. As jornalistas Selma Sueli Silva e Sophia Mendonça organizaram a obra. Elas são mãe e filha e compartilham vivências no projeto omundoautista.uai.com.br. Com uma linguagem plural, o site trata da inclusão de maneira geral. Além do que dá voz às pessoas com deficiência, e à diversidade de gêneros, de raças e religiões.
O canal Mundo Autista é o mais antigo em atividade no YouTube brasileiro. Ele é dedicado aos autistas, seus familiares e aos pesquisadores. E, principalmente, à formação de um mundo mais humanizado e inclusivo.
Do livro “Autismo no Feminino: a voz da mulher autista”.
Lançamento em 8 de março de 2022, às 20h, pelo instagram @mundo.autista.
Acessibilidades para uma explosão sensorial no autismo e o Transtorno do Processamento Sensorial (TPS) são…
Sophia Mendonça e o Budismo: “Buda é aquele que consegue suportar” e mesmo o inferno…
Crítica de cinema sem lacração, Sophia Mendonça lança newsletter no Substack. De volta às raízes,…
Conto infantil é metáfora para o autismo? Youtuber e escritora Sophia Mendonça lança contação de…
Nunca Fui Beijada é bom? Drew Barrymore é a alma cintilante de clássico das comédias…
Pensamento lógico e o autismo. O que isso significa? Tenho considerado o peso da ponderação…