A Editora Científica publicou o artigo “Sentir-se sufocada é bastante feminino: a representação das mulheres autistas em A Orquestra dos Inocentes Condenados“, de minha autoria. Então, nesta crítica literária, observo quais recursos a escritora Milena Martins Moura utilizou para compartilhar as experiências do autismo sob uma ótica feminina e por meio da poesia.
Para tanto, pesquisei autores que abordam temas como a literatura de testemunho, a poética autista e a noção de contemporâneo na literatura. Dessa forma, observei o olhar crítico da poetisa em relação à falta de acessibilidade e preparo médico na literatura.
Além disso, identifiquei a noção de apagamento e camuflagem social como centrais às reflexões que a obra evoca. Com isso, percebi como as escolhas na composição dos poemas pela escritora podem evidenciar vivências recorrentes em mulheres autistas que não parecem tão comuns nos relatos das pessoas em geral. E nem mesmo na representação do autismo por personagens masculinos.
Assim, o texto pode ser acessado aqui. Aliás, ele é fruto de uma disciplina do doutorado ministrada pelo meu orientador, o prof. Dr. Gustavo Ruckert, sobre poesia brasileira contemporânea. E integra o livro “Diâlogos sobre interseccionalidade e saúde mental”.
Sophia Mendonça é jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista” desde 2015. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Assim, em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Já em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.
Resenha do livro Amar é Relativo, de Sophie Kinsella, por Sophia Mendonça. Obra reconstrói romance…
Qual o tema de Jurado Nº 2, de Clint Eastwood? Nicholas Hoult brilha em drama…
Ressaca Social no Autismo e o mito de "nem parece autista" são tema de episódio…
Em 2013, a síndrome de asperger passou a compor o Transtorno do Espectro do Autismo.…
Silvio mistura uma narrativa frágil de filme policial com alguns toques biográficos sobre o personagem-título.…
O autismo nível 3 de suporte no filme Quem Vai Ficar com Mary?