O Importante é Começar: Pequenos Passos em Tudo
Autista se cobra muito, às vezes. E isso pode fazer com que o mundo pareça mais difícil que é, na realidade. Afinal, é como se a nossa própria mente estivesse criando barreiras. Então, se você sente isso, saiba que não está sozinho. Portanto, vamos falar sobre como diminuir essa pressão interna e começar a agir, mesmo que isso pareça complicado.
Não importa se é algo para você se divertir, arrumar um espaço em casa ou uma tarefa no trabalho: dar o primeiro passo é fundamental. Esse primeiro passo pode ser bem pequeno. Contudo, o importante é que ele te coloque em movimento.
Se organizar a casa parece uma tarefa imensa, tente algo simples. Se você mora com sua mãe ou outra pessoa, pergunte: “O que seria mais útil para eu começar a fazer e ajudar?” Uma conversa direta pode te dar um ponto de partida claro e diminuir a ansiedade.
Descansar também é importante. Uma ideia pode ser passar um tempo perto de sua mãe ou de alguém que você gosta, mas cada um fazendo sua própria atividade. Vocês podem estar no mesmo ambiente, mas focados em coisas diferentes. Isso permite a conexão sem a pressão da interação constante.
Para não ficar parado, algumas coisas podem ajudar:
Ofereça a você mesmo ferramentas que te ajudam. Se você gosta de rotinas, criar um cronograma pode trazer segurança. Tenha também opções de coisas para fazer quando estiver entediado, como atividades que te movimentam (caminhar, alongar-se) ou atividades criativas (montar um quebra-cabeça, desenhar). O objetivo dessas atividades não é ter um resultado perfeito, mas sim ser um momento de brincadeira e relaxamento.
Se você Lembre-se: vá no seu ritmo, celebre cada pequeno passo e seja gentil com você mesmo.
passou por situações difíceis, lembre-se de que é possível continuar vivendo. Quando pensamentos negativos vierem, tente se perguntar: “Essa voz que está falando é realmente minha? Por que estou pensando que não vai dar certo?”
Questionar esses pensamentos pode te ajudar a ver as coisas por outra perspectiva.
Sophia Mendonça é jornalista, professora universitária e escritora. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Ela também ministrou aulas de “Tópicos em Produção de Texto: Crítica de Cinema “na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), junto ao professor Nísio Teixeira. Além disso, Sophia dá aulas de “Literatura Brasileira Contemporânea “na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com ênfase em neurodiversidade e questões de gênero.
Atualmente, Sophia é youtuber do canal “Mundo Autista”, crítica de cinema no “Portal UAI” e repórter da “Revista Autismo“. Aliás, ela atua como criadora de conteúdo desde 2009, quando estreou como crítica de cinema, colaborando com o site Cineplayers!. Também, é formada nos cursos “Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica” (2020) e “A Arte do FIlme” (2018), do professor Pablo Villaça.
Crítica Wicked - Parte 2. Entenda a mudança de tom do diretor Jon M. Chu…
As metáforas em Um Truque de Mestre 3: crítica do filme aborda os cavaleiros e…
Uma crônica de Sophia Mendonça sobre a garota autista na Bolha, inspirada em Wicked e…
O Livro que Devolveu a Voz ao Autismo no Brasil. completa 10 anos "Outro Olhar:…
O Significado de "Bandaids Over a Broken Heart" e a evolução emocional de Katy Perry…
Presidente da Autistas Brasil debateu o diagnóstico tardio, a mercantilização das terapias e o preconceito…