A depressão é uma condição coexistente muito comum no autismo. Aliás, pessoas que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) são quatro vezes mais sujeitas à depressão do que a população em geral. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o TEA é um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação e o comportamento de algumas pessoas. Estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo tenham Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Brasil, o número de pessoas com TEA é de cerca de 2 milhões.
Contudo, o autismo é um espectro, o que dá a cada pessoa autista possibilidades de diferentes combinações de traços autistas, em diferentes intensidades. Assim, a depressão em pessoas com TEA pode ser causada por fatores biológicos, psicológicos e sociais. Certamente, na infância e adolescência, o bullying é um dos fatores que contribuem para a depressão precoce. Além dele, temos outros fatores como: as dificuldades de socialização, dificuldades cognitivas, mudanças de rotina, a desregulações sensoriais,
Alguns comportamentos podem indicar depressão em pessoas com TEA. Confira alguns deles:
Apesar desses fatores comuns, a depressão em pessoas com TEA, deve ter uma abordagem personalizada
que atenda às necessidades específicas de cada pessoa. Então, a medicação pode ser uma ferramenta valiosa, mas deve ser pensada com cautela, e em conjunto com a terapia.Então, muitas famílias, se enganam ao ver a depressão em pessoas autistas como sinal de fraqueza ou de fracasso. Certamente, essa atitude pode agravar o quadro de alguém que já se sente inadequado e incompreendido. A atitude correta é relatar o caso ao psiquiatra e outros profissionais que acompanhem a pessoa que está dentro do espectro.
Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. É membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.
Crítica Wicked - Parte 2. Entenda a mudança de tom do diretor Jon M. Chu…
As metáforas em Um Truque de Mestre 3: crítica do filme aborda os cavaleiros e…
Uma crônica de Sophia Mendonça sobre a garota autista na Bolha, inspirada em Wicked e…
O Livro que Devolveu a Voz ao Autismo no Brasil. completa 10 anos "Outro Olhar:…
O Significado de "Bandaids Over a Broken Heart" e a evolução emocional de Katy Perry…
Presidente da Autistas Brasil debateu o diagnóstico tardio, a mercantilização das terapias e o preconceito…