Lives e Vídeos

A Demora do Autista em Digerir e Compreender alguns Diálogos

“A Demora do Autista em Digerir e Compreender alguns Diálogos” é um shorts do canal Mundo Autista. Por sinal, a experiência que vivi e narrei neste vídeo ilustra a dificuldade que pessoas autistas podem ter em processar a comunicação passivo-agressiva em tempo real.

Inicialmente, a tendência é compreender as frases em seu sentido literal. O que ocorre sem captar as intenções subjacentes ou os julgamentos implícitos. Já no caso da interação com a cabeleireira, as perguntas e comentários sobre o cabelo preso, a ausência de luzes e a aceitação dos cabelos brancos foram recebidos pela autora com respostas factuais. Isso aconteceu sem que eu percebesse a carga de crítica velada de imediato.

Então, inscreva-se no canal Mundo Autista

Assim, a compreensão da natureza passivo-agressiva da conversa ocorreu apenas posteriormente. E através da reflexão. Aliás, esse padrão de processamento retrospectivo é característico de como pessoas autistas podem decodificar interações sociais complexas. Ou seja, onde a comunicação não é direta. E as mensagens estão carregadas de subtexto.

Portanto, a dificuldade em identificar a passivo-agressividade no momento da interação pode levar a mal-entendidos e a um processamento mental exaustivo posterior. O que vem na tentativa de decifrar o que “realmente” foi dito. Dessa forma, a experiência oferece um insight sobre os desafios comunicacionais enfrentados por pessoas autistas em situações cotidianas. 

A Demora do Autista em Digerir e Compreender alguns Diálogos

Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Também é especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG). Além disso, atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. E o Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. Também é membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022. Já como crítica de cinema, se formou no curso “A Arte do Filme”, do professor Pablo VIllaça.

Mundo Autista

Posts Recentes

A Nova Barbie Autista

A Nova Barbie Autista: Estereótipo ou um Marco de Representatividade? Minha Visão Real. O que…

4 dias atrás

Por que a sensação de bem-estar dos autistas com altas habilidades tende a ser menor do que os autistas nível 3 de suporte?

Por que a sensação de bem-estar dos autistas com altas habilidades tende a ser menor…

5 dias atrás

Crítica: “Garotas em Fuga” (2024)

Crítica de "Garotas em Fuga" (2024), estreia solo de Ethan Coen na direção. Atuação de Margaret…

5 dias atrás

Crítica: “Os Roses: Até Que a Morte os Separe” (2025)

Crítica de “Os Roses: Até Que a Morte os Separe”, comédia sobre divórcio com Olivia…

6 dias atrás

Crítica: “O Pequenino” (2006)

Sinopse e Crítica do filme "O Pequenino", comédia dos Irmãos Wayans, os criadores do besteirol…

1 semana atrás

Crítica: “Magnólia” (1999)

O simbolismo em "Magnólia", de Paul Thomas Anderson, com referências bíblicas que aprofundam a narrativa,…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!