Lives e Vídeos

A comunicação com crianças autistas não verbais

A comunicação com crianças autistas não verbais é um aspecto fundamental para o desenvolvimento e a inclusão social dessas crianças.

Portanto, seguem algumas estratégias baseadas em fontes confiáveis:

  • Uma delas é o desenvovlvimento de habilidades comunicativas não-verbais. Assim, é importante estimular a comunicação não-verbal, como gestos, expressões faciais e contato visual. Crianças com autismo podem comunicar suas intenções mais efetivamente através de movimentos corporais.
  • Estimulação da fala: Para crianças não verbais, o diagnóstico precoce é crucial. Associar palavras e expressões com o contexto em que a criança vive pode ajudar a estimular a fala. Usar materiais e assuntos de interesse da criança também é uma estratégia eficaz.
  • Uso de comunicação visual: Muitas crianças com autismo respondem melhor a estímulos visuais. Simplificar a linguagem e utilizar recursos visuais como imagens e símbolos pode facilitar a comunicação.
  • Modelagem e resposta a comportamentos comunicativos: Incentivar a criança imitando e respondendo a gestos e expressões não verbais. Exagerar gestos e usar a voz e o corpo para se comunicar pode construir uma base para a linguagem.
  • Controle de comorbidades: Transtornos como TDAH e TOD podem afetar a atenção social e o engajamento da criança, portanto, é importante gerenciar essas condições para facilitar a aprendizagem da comunicação.

É essencial que os pais e educadores sejam pacientes e consistentes ao aplicar essas estratégias, adaptando-as às necessidades individuais de cada criança.

Vídeo – “A comunicação com crianças autistas não verbais”

Apresentação

Sophia Mendonça é jornalista e escritora. Também, atua como youtuber do canal “Mundo Autista desde 2015. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Sophia também é formada nos cursos de crítica de cinema “A Arte do Filme” (2018) e “Teoria, Linguagem e Crítica Cinemtográfica” (2021), do professor Pablo Villaça. Assim, em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Já em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.

Produção

Por sua vez, Ramon de Assis é pesquisador, copywriter, escritor e mercadólogo. Aliás, é um dos colunistas do Blog Mundo Autista no Portal UAI e responsável por alguns textos do canal no YouTube

Mundo Autista

Posts Recentes

Resenha: “Amar é Relativo”, de Sophie Kinsella

Resenha do livro Amar é Relativo, de Sophie Kinsella, por Sophia Mendonça. Obra reconstrói romance…

2 dias atrás

Crítica: Jurado Nº 2 (2024)

Qual o tema de Jurado Nº 2, de Clint Eastwood? Nicholas Hoult brilha em drama…

5 dias atrás

Ressaca Social no Autismo

Ressaca Social no Autismo e o mito de "nem parece autista" são tema de episódio…

5 dias atrás

O suporte do autismo nível 1 é para a vida toda

Em 2013, a síndrome de asperger passou a compor o Transtorno do Espectro do Autismo.…

6 dias atrás

Crítica: Silvio (2024)

Silvio mistura uma narrativa frágil de filme policial com alguns toques biográficos sobre o personagem-título.…

1 semana atrás

O autismo nível 3 de suporte no filme Quem Vai Ficar com Mary?

O autismo nível 3 de suporte no filme Quem Vai Ficar com Mary?

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!