A Arte de Gustavo Rückert Contra o Capacitismo é tema do vídeo "As palavras a girar: descobrindo o universo da Poesia Autista no Brasil", do canal Mundo Autista no YouTube!
A Arte de Gustavo Rückert Contra o Capacitismo é tema do vídeo “As palavras a girar: descobrindo o universo da Poesia Autista no Brasil“, do canal Mundo Autista no YouTube!
✨ Prepare-se para ser tocado profundamente por um poema que transcende a dor e celebra a vida e os sonhos. Afinal, o poeta e professor universitário Gustavo Ruckert nos presenteia com “Lacey had stopped breathing“. Este poema é uma homenagem emocionante a Lacey Fletcher, uma jovem autista que nos deixou.
Então, mais do que denunciar a violência, Gustavo nos convida a ressignificar a memória de Lacey. Assim, lembra dela através do sonho. 💖 Este é um convite à reflexão sobre como podemos transformar a tragédia em inspiração e um lembrete da importância de sonhar.
Esse poema sensível fará parte de seu tão aguardado terceiro livro, “Diagnóstico Médico Descritivo“. Nesta obra, Gustavo explora a poesia como uma ferramenta poderosa e essencial na luta contra o capacitismo, celebrando a vida em toda a sua diversidade e a força dos sonhos.
Gustavo Ruckert não é um novato em nos presentear com obras que nos fazem pensar. Ele já nos emocionou com “Poemas de Plástico” (2015) e “Serão As Rosas Vermelhas no Escuro” (2021). Agora, ele está nos estágios finais da edição de seu novo livro, que promete nos fazer refletir sobre a complexidade dos diagnósticos em diversas esferas sociais.
Quer saber mais sobre essa poesia que denuncia e afirma a vida, que nos convida a enxergar além dos rótulos e celebrar a beleza da existência? Não perca a oportunidade de conferir a entrevista completa no vídeo “As palavras a girar: descobrindo o universo da Poesia Autista no Brasil ” no canal Mundo Autista no YouTube!
Sophia Mendonça é jornalista, professora universitária e escritora. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Ela também ministrou aulas de “Tópicos em Produção de Texto: Crítica de Cinema “na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), junto ao professor Nísio Teixeira. Além disso, Sophia dá aulas de “Literatura Brasileira Contemporânea “na Universidade Federal de Pelotas (UfPel), com ênfase em neurodiversidade e questões de gênero.
Atualmente, Sophia é youtuber do canal “Mundo Autista”, crítica de cinema no “Portal UAI” e repórter da “Revista Autismo“. Aliás, ela atua como criadora de conteúdo desde 2009, quando estreou como crítica de cinema, colaborando com o site Cineplayers!. Também, é formada nos cursos “Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica” (2020) e “A Arte do FIlme” (2018), do professor Pablo Villaça.
A Fachada da Perfeição, psicopatia e sociopatia na história de O Filho Perfeito, de Freida…
A Jornada de Elle Woods no filme “Legalmente Loira" e o O Legado de um…
Sex and the City: O Experimento Antropológico da 1ª Temporada. O Quarteto Fantástico de Sex…
O Diferencial Feminino no Humor "Besteirol" e o O Olhar da Socialização Feminina no filme…
Menos Ativismo, Mais Autenticidade: O Futuro do Canal Mundo Autista e O Lado Obscuro da…
Respirar, Andar e Silenciar: Como Lido com a Sobrecarga Sensorial no Autismo e A Importância…