No Dia Mundial para Conscientização sobre o Autismo é importante que a sociedade reflita sobre as verdades e as mentiras sobre esse Transtorno que caracteriza algumas pessoas. Assim, o autista possui cérebro neurodivergente que funciona diferente do Modo Típico. Portanto, é preciso conhecer essas diferenças para entendê-las e perceber que a inclusão de pessoas autistas no seio da sociedade traz benefícios para todos, pessoas físicas, organizações, empresas, escolas e outros.
O que é preciso saber, neste dia mundial do autismo:
- A internet não pode ser o único canal de pesquisa já que ela traz informações verdadeiras mas também muita desinformação e preconceitos
- Na busca de informações é necessário ter a educação como base. O conhecimento sobre autismo não pode se alicerçar em achismos, inferências e experiências particulares.
- É preciso buscar profissionais que entendam do espectro, principalmente, psiquiatras, neurologistas, psicólogos, educadores. E mais: profissionais podem não saber tudo e mesmo deixar de funcionar para nossa família. Não tenha medo de mudar. É comum diagnósticos equivocados. o que pode significar: dá-lhe remédios.
- Não se pode subestimar a inteligência do autista que pode confundir a equipe médica para o diagnóstico
- Jamais se esqueça de que o autismo é um espectro. E que dentro do espectro há habilidades e limitações, qualquer que seja a necessidade de suporte do autista.
- Ninguém faz favor em aceitar e tentar incluir nosso filhe autiste. Ao contrário, é sinal de visão de que há ganhos nessa inclusão.
- O autista não é uma pessoa difícil. Ele é somente uma pessoa com códigos diferentes. Se não entendemos os códigos a comunicação fica difícil.
- O maior desafio para o autista não está nele e sim no ambiente, nas barreiras desse ambiente. Diminuindo essas barreiras, diminuem-se as limitações do autista.
- Não há leveza em nenhum grau do autismo. Há sim, diferenças cognitivas, o que pode trazer mais sofrimento aos autistas que ‘entendem’ melhor o que acontece com eles. Por outro lado, o autoconhecimento pode ser libertador.
- Por fim, sem rede de apoio não dá!
No dia do autismo, entre para a nossa comunidade
Portanto, se você deseja conhecer mais entre em contato com a gente por nossas redes sociais. Então, são elas:
Clique e saiba mais:
Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG), ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Em 2019, recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2022, na categoria PcD. É membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.