Relacionamentos humanos

O Amor no Autismo

Como as pessoas sentem o amor? O amor é algo extremamente intenso. Ou seja, uma emoção que toma conta de todos por completo. Acaso o amor no autismo é assim? Primeiro, dentro do espectro autista, existe um traço chamado hipersensibilidade. Assim, autistas, em geral, são mais sensíveis a tudo. E não há como ser diferente considerando o amor.

Se, por um lado, autistas sentem algo intenso como o amor com uma intensidade mais forte ainda, por outro lado possuem menor habilidade social para relacionamentos. Isso pode fazer com que aspectos dos relacionamentos interpessoais sejam associados a sofrimento psíquico. Mesmo assim, muitos autistas se aventuram no mundo do amor e das emoções. A experiência é se sucesso, fracasso, alegria, tristeza. Aliás, como é com o sentimento de qualquer pessoa.

Relacionamento amoro e o autismo

Viver um relacionamento amoroso é bastante desafiador para autistas. Dessa forma, gostaria de sugerir uma metáfora do relacionamento que temos na Terra com o sol. O nosso astro rei é algo de extrema beleza, calor. Ou seja, é necessário para a vida. Mas precisamos nos relacionar com ele à distância. Afinal, podemos ficar cegos se olharmos para ele diretamente. É nessa relação de desejo e de eminente perda de controle diante da força extrema do amor que os autistas se posicionam diante de quaisquer interações humanas. O olhar desviante do autista não se trata de uma falta de empatia com a outra pessoa. Mas de um autocontrole para não ser afetado pelo próximo de uma maneira difícil de lidar.

Assim, o autismo de maneira nenhuma, é um impeditivo para a vivência de relacionamentos amorosos. Pelo contrário, o amor exacerbado faz parte da essência do autismo. Entretanto, relacionamentos amorosos são uma sintonia entre duas pessoas. Como os autistas operam em alguma outra frequência, é preciso um esforço de ambos para encontrarem um ritmo consonante. A todos os autistas, desejo um feliz dia dos namorados, seja em uma relação ou seja no crescimento que as reflexões sobre o amor podem ocasionar.

*Vicente Cassepp-Borges é Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília, Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, Youtuber dos canais CientifiCaliente e GATE UFF e autista nas horas vagas.

Mundo Autista

Posts Recentes

Saúde Mental é problema de todos nós

Saúde mental é problema de todos nós: sociedade, familiares, instituições, entidades e a própria pessoa…

2 semanas atrás

Dia Mundial do Autismo

No Dia Mundial para Conscientização sobre o Autismo é importante que a sociedade reflita sobre…

2 semanas atrás

Eu também sou autista

Então, eu também sou autista é a frase que mais se ouve depois que a…

3 semanas atrás

A lei, a prioridade e o PA – Pronto Atendimento

O que é prioridade? Como resolver a questão: A lei, a prioridade e o PA…

4 semanas atrás

Romance Danielle e o Autismo na Adolescência

Resenha crítica do romance Danielle e o Autismo na Adolescência (2016), escrito pela autora autista…

1 mês atrás

Shutdown no autismo: o que é e como lidar?

"Shutdown no autismo: o que é e como lidar" é tema de vídeo do canal…

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!