Livros

Lançamento de livro sobre aprendizagem e inclusão ocorre na próxima quinta-feira

O lançamento híbrido do terceiro volume da coleção “Caminhos da Aprendizagem e Inclusão: Entretecendo Múltilos Saberes” ocorre na próxima quinta-feira (13), de 8h30 às 17h.

Transtorno do Espectro Autista e Acesibilidade Amorosa

Nesse livro, a apresentadora do “Mundo Autista“, Sophia Mendonça, e a orientadora científica dela Sônia Pessoa escreveram o capítulo “Transtorno do Espectro Autista e Acessibilidade Amorosa”. Dessa forma, elas problematizaram fenômenos ligados ao amor e à acessibilidade amorosa para autistas. Assim, partindo de um mergulho nos Afetos na experiência de Sophia, personagens de novelas e depoimentos de pessoas do TEA divulgados em ambiente digital.

Lançamento do livro e Inscrições

Sônia Pessoa e Sophia Mendonça em imagem de divulgação do capítulo

O lançamento oficial da obra ocorre de 8h30 às 17h. Desse modo, ele poderá ser acompanhado pelo YouTube (Canal do IPAM – Instituto Professora Ângela Mathylde e Canal da Livraria do Psicólogo e Educador). Contudo, também pode ser visto presencialmente, na Livraria do Psicologo e Educador, em Belo Horizonte (MG).

Sophia Mendonça participará da mesa 2, às 10h, para dialogar sobre essa pesquisa. Haverá espaço para perguntas.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Resumo do Capítulo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por alterações nas áreas de Comunicação Social e Comportamento. Tais manifestações geram prejuízos funcionais na capacidade de socialização do indivíduo. Essas dificuldades se estendem ao campo afetivo-amoroso e/ou da sexualidade. Não são raros os relatos de adolescentes e adultos enquadrados ao TEA sobre problemas enfrentados na busca ou na vivência de tais relacionamentos.

Este capítulo visa a problematizar a Acessibilidade Amorosa, conceito desenvolvido por Pessoa e Silva (2019), no que se refere a pessoas autistas e os possíveis desafios para que tal acessibilidade se consolide.  Isso se deu por meio de uma pesquisa em dimensão afetiva e vinculada às teorias dos afetos realizada por uma jovem autista, mestranda em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades, e sua orientadora. Foi possível sintonizar a experiência singular da autora autista com debates científicos acerca da temática. Também se revelou importante o diálogo com personagens de novelas e depoimentos de pessoas no Espectro Autista publicados em livros, blogs e matérias jornalísticas. O artigo busca inspirar reflexões para conduzir caminhos possíveis à concretização de amores que possam ser experienciados por autistas em sua plenitude.

Sobre o livro

O terceiro volume da coleção Caminhos da Aprendizagem e Inclusão: entretecendo múltiplos saberes, seguindo os mesmos princípios dos volumes anteriores, externa uma multiplicidade de visões cientificamente comprovadas. São autores e autoras de renome que transformam em textos suas experiências e percursos de pesquisa e assim, com vários fios, nós e laçadas é apresentada uma teia de saberes, que pode ser uma fonte de pesquisa e atualização. Nesta tessitura de conhecimentos, com muita qualidade, estão aspectos da saúde, educação e neurociências, alicerçados no princípio da dialogicidade. Fugindo da concepção do conhecimento pronto e acabado, permanecemos com a intenção de provocar os leitores a buscar a superação das respostas imediatistas, provocando novas reflexões e novas tessituras.

Mundo Autista

Posts Recentes

O que é ter cara de autista?

O que é ter cara de autista? Certamente, não existe "cara de autista". Então, como…

21 horas atrás

Livro TEARTE fala do encontro em Dança e Autismo

O IIP convida a todes para o lançamento do livro TEARTE: poéticas do encontro em…

2 dias atrás

Autismo e o hiperfoco na terceira idade

É comum que as famílias com parentes autistas queiram saber como ele será na fase…

4 dias atrás

A mulher, a pobreza, o autismo e o etarismo.

Nasci em meados da década de 60. Mulher. Família pobre. Morava na Vila dos Marmiteiros.…

5 dias atrás

Era uma vez uma escola em 1946

E a história da menina Irene continua. Parte 3: Depois de nossa ida para a…

1 semana atrás

Pessoas no espectro do autismo e a gratidão

Hoje é um dia que eu gosto muito. Aliás, não somente eu. É o dia…

1 semana atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!