Crítica | O Novo Todo Mundo em Pânico 6 e o Divertido Choque de Gerações - O Mundo Autista
O Mundo Autista

Crítica | O Novo Todo Mundo em Pânico 6 e o Divertido Choque de Gerações

Todo Mundo em Pânico 6 surpreende com metalinguagem afiada e um divertido choque geracional entre a Geração Z e os pais.

Todo Mundo em Pânico 6 surpreende com metalinguagem afiada e um divertido choque geracional entre a Geração Z e os pais.

Tanto a franquia Pânico quanto Todo Mundo em Pânico entraram na minha vida porque fui cooptada e completamente conquistada por causa da Sophia. Hoje, no entanto, minha experiência ao assistir a um novo Todo Mundo em Pânico 6 é outra. Eu vou ao cinema buscando a metalinguagem. Dessa forma, tento pescar rapidamente quais filmes eles estão fazendo referência. O primeiro longa tinha uma vibe muito próxima ao Pânico original e satirizava histórias quase idênticas, como Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado. Este novo filme, espécie de reboot, ou sequência de legado, entretanto, amplia seus horizontes. Isso porque ele faz referência a toda uma série de obras dessa nova e promissora leva do cinema de terror.

A Evolução da Paródia em Todo Mundo em Pânico 6: Da Franquia Original ao Novo Reboot

Confesso que, 20 anos depois do auge da franquia, fui para a sessão com uma pontinha de curiosidade julgadora. Queria comparar, ver se os atores originais tinham envelhecido muito e tentar resgatar na tela aqueles garotos de duas décadas atrás. Mas, sinceramente? Essa ideia rapidamente perdeu o sentido. O que encontrei foi um roteiro e uma história que nos convidam a algo que muitas pessoas julgam impossível em uma comédia paródica: pensar e refletir.

Choque Geracional: Geração Z vs. Baby Boomers na Tela em Todo Mundo em Pânico 6

Para mim, o filme construiu um embate claríssimo entre a Geração Z e a geração dos pais deles. Foi, portanto, um choque geracional que rendeu um clímax genial e divertidíssimo. Nesse ponto, acredito que temos muito a refletir sobre a contribuição de cada época. Nenhuma geração é, ou vai ser, melhor do que a outra. Afinal, cada uma tem algo valioso a agregar ao momento presente em que coexistimos. A geração mais antiga — os chamados baby boomers — possui uma contribuição fundamental e atual para todas as gerações que vieram depois dela. E o filme trabalha essa dinâmica de forma muito inteligente.

A Experiência no Cinema: Diversão e Regras em Família

No fim das contas, o que eu realmente queria era uma noite de entretenimento com a minha filha. Queria dar boas gargalhadas e brincar daquele nosso “jogo” de adivinhar quem sacava primeiro a referência na tela. Tudo isso, claro, sem conversar durante a sessão, porque a Sophia não me deixa dar um pio no cinema! Felizmente, a gente já se entende perfeitamente só pelo olhar. Eu gostei muito de ter ido assistir. Acredito que vale muito a pena a ida ao cinema. Embora cada obra seja única e possamos ter opiniões divergentes ao comparar qual é o melhor da franquia, a minha experiência com este novo capítulo foi extremamente positiva.

Avaliação: 6/10

Vìdeo – Todo Mundo em Pânico 6

Autora

Selma Sueli Silva é criadora de conteúdo e empreendedora no projeto multimídia Mundo Autista D&I, escritora e radialista. Mestranda em Literatura pela UFPel, é também especialista em Comunicação e Gestão Empresarial (IEC/MG). Além disso, ela atua como editora no site O Mundo Autista (Portal UAI) e é articulista na Revista Autismo (Canal Autismo). Autora de livros como “Minha vida de trás para Frente“(2017) e “Camaleônicos” (2019).

Em 2019, Selma recebeu o prêmio de Boas Práticas do programa da União Europeia Erasmus+. Além dele, ganhou Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2023, na categoria PcD. E é membro da UNESCOSOST movimento de sustentabilidade Criativa, desde 2022. Como crítica de cinema, é formada no curso “A Arte do Filme”, do professor Pablo VIllaça. Também é mentora em “Comunicação e Diálogo” para comunicação eficaz e um diálogo construtivo nos Relacionamentos Interpessoais, Sociais, Familiares, Profissionais e Estudantis.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado