Blog

Autista e a dificuldade de lidar com o “não”

Selma Sueli Silva e Sophia Mendonça

Selma Sueli Silva e Sophia Mendonça

Será que o autista tem maior dificuldade em ouvir “não”? Qual a função do “não” em nossas vidas? A vida de uma criança é cercada de “nãos”? Nossas vivências nos levaram a refletir acerca dos sentimentos que emergem quando os autistas ouvem respostas negativas na infância, adolescência e fase adulta e sobre como aprendem a lidar a lidar com isso.

Essas reflexões nos fazem perceber que o Mundo Autista é o mundo de todos nós: todo mundo e o mundo todo. Diante de um não é comum a pessoa se ressentir pois esse “não” é quase uma validação da sensação de inadequação com a qual a pessoa autista convive constantemente.

As crianças, de uma maneira geral, querem porque querem e pronto. Não aceitam um não como resposta. No caso de criança autista, essa característica vem potencializada. Já na adolescência, a pessoa autista está às voltas com a autodescoberta e, normalmente, não está gostando de como se percebe. O não, assim, vem com a carga da vergonha, de uma validação de pessoa estranh a e diferente,

que é como o adolescente autista se sente.

À medida que a pessoa autista amadurece, ela vai compreendendo a lógica do não. O diálogo é muito importante, pois dá sentido às circunstâncias e não se tem o ‘não’ somente pelo não. Há sentido para aquela negativa que traz mais benefícios que muitos sins que são distribuídos, pela lei do menor esforço. O atalho pode até levar você ao lugar desejado, mas rouba de você toda a riqueza do caminho completo, embora mais longo.

Dessa maneira, nada mais produtivo que um ‘não’ precedido ou sucedido de uma explicação curta e lógica. A pessoa autista sempre compreende as situações que fazem sentido. Não tenham dúvidas de que alguns nãos trazem mais benefícios às pessoas que muitos sins, jogados, como dizia nossa avó, para o alto, de grila*.

*de grila: Expressão usada quando alguém quer dar alguma coisa para uma turma e não sabe para quem. Então, ele fala: “vou jogar de grila” e todos se preparam para disputar quem vai pegar o que foi jogado.

Mundo Autista

Posts Recentes

As máscaras do autista que quer ser aceito.

A sinceridade é uma das qualidades mais enaltecidas da pessoa que está no espectro autista.…

20 horas atrás

Amor no Espectro

Nesse episódio intitulado 'Amor no Espectro' e exibido no canal Mundo Autista, Sophia conta que,…

2 dias atrás

Envelhecer com sabedoria

Minha mãe está com 80 anos. Mas, por favor, não pensem que ela seja mais…

3 dias atrás

O ledor e a pessoa com deficiência

No dia 03 de Dezembro, comemoramos o Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência.…

4 dias atrás

Uma autista acompanha a mãe, 80 anos, ao médico.

Tarefa Simples? Então, tarefa simples? Claro que não. Não é simples quando uma autista acompanha…

5 dias atrás

Não sabia que minha filha era autista. E nem eu.

Durante minha caminhada, ainda hoje, consigo rir de mim mesma quando olho para trás. Contudo,…

6 dias atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!