Blog

Autista e a dificuldade de lidar com o “não”

Selma Sueli Silva e Sophia Mendonça

Selma Sueli Silva e Sophia Mendonça

Será que o autista tem maior dificuldade em ouvir “não”? Qual a função do “não” em nossas vidas? A vida de uma criança é cercada de “nãos”? Nossas vivências nos levaram a refletir acerca dos sentimentos que emergem quando os autistas ouvem respostas negativas na infância, adolescência e fase adulta e sobre como aprendem a lidar a lidar com isso.

Essas reflexões nos fazem perceber que o Mundo Autista é o mundo de todos nós: todo mundo e o mundo todo. Diante de um não é comum a pessoa se ressentir pois esse “não” é quase uma validação da sensação de inadequação com a qual a pessoa autista convive constantemente.

As crianças, de uma maneira geral, querem porque querem e pronto. Não aceitam um não como resposta. No caso de criança autista, essa característica vem potencializada. Já na adolescência, a pessoa autista está às voltas com a autodescoberta e, normalmente, não está gostando de como se percebe. O não, assim, vem com a carga da vergonha, de uma validação de pessoa estr anha e diferente,

que é como o adolescente autista se sente.

À medida que a pessoa autista amadurece, ela vai compreendendo a lógica do não. O diálogo é muito importante, pois dá sentido às circunstâncias e não se tem o ‘não’ somente pelo não. Há sentido para aquela negativa que traz mais benefícios que muitos sins que são distribuídos, pela lei do menor esforço. O atalho pode até levar você ao lugar desejado, mas rouba de você toda a riqueza do caminho completo, embora mais longo.

Dessa maneira, nada mais produtivo que um ‘não’ precedido ou sucedido de uma explicação curta e lógica. A pessoa autista sempre compreende as situações que fazem sentido. Não tenham dúvidas de que alguns nãos trazem mais benefícios às pessoas que muitos sins, jogados, como dizia nossa avó, para o alto, de grila*.

*de grila: Expressão usada quando alguém quer dar alguma coisa para uma turma e não sabe para quem. Então, ele fala: “vou jogar de grila” e todos se preparam para disputar quem vai pegar o que foi jogado.

Mundo Autista

Posts Recentes

Saúde Mental é problema de todos nós

Saúde mental é problema de todos nós: sociedade, familiares, instituições, entidades e a própria pessoa…

3 semanas atrás

Dia Mundial do Autismo

No Dia Mundial para Conscientização sobre o Autismo é importante que a sociedade reflita sobre…

3 semanas atrás

Eu também sou autista

Então, eu também sou autista é a frase que mais se ouve depois que a…

3 semanas atrás

A lei, a prioridade e o PA – Pronto Atendimento

O que é prioridade? Como resolver a questão: A lei, a prioridade e o PA…

1 mês atrás

Romance Danielle e o Autismo na Adolescência

Resenha crítica do romance Danielle e o Autismo na Adolescência (2016), escrito pela autora autista…

1 mês atrás

Shutdown no autismo: o que é e como lidar?

"Shutdown no autismo: o que é e como lidar" é tema de vídeo do canal…

2 meses atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!