O Mundo Autista

A disputa pelo discurso na Wikipédia

Pouco depois da exterminação das menções ao Mundo Autista da Wikipedia, página do podcast que as excluiu é atualizada.

Pouco depois da exterminação das menções ao Mundo Autista da Wikipedia, página do podcast que as excluiu é atualizada.

Curioso, pouco depois da exterminação das menções ao Mundo Autista da Wikipedia em todas as línguas, a página sobre o podcast da pessoa responsável pela exclusão receber uma revitalização, com mais detalhes e conteúdos.

Página de podcast encontra brechas na Wikipédia

Tem até eu, como pesquisadora, citando a obra de um jeito meio distorcido em relação ao artigo original que eu escrevi. Ou seja, se todo um racicíonio sobre abusos às mulheres autistas tivesse sido concluído com base em um podcast desse povo. Pensei que, como imensamente divulgado nas discussões da Wikipédia, eu não tinha relevância para ter uma página. Então, como está na conversa deles, não teria notoriedade para aparecer em outras páginas também.

Nessa batalha com palavras, inclua-se a expressão “O que é Neurodiversidade?”, divulgado como o primeiro livro sobre neurodiversidade em língua portuguesa (“Neurodivergentes”, de 2019, era sobre o que mesmo?). Mas tudo bem, já que o que importa é o discurso, divulgado passa a ideia de que é para o leitor desavisado, ao mesmo tempo em que evita críticas como essa.

Minha reação à disputa pelo discurso na Wikipédia

E eu? Assisto chocada, claro. Afinal, a exclusão das minhas páginas pouco antes do mês do autismo, apesar de já terem sido avaliadas e aprovadas desde 2020, realmente me parece uma briga de narrativas. Em que pese a minha bagagem como pesquisadora, ofício que me permitiu descobriu que muitas pessoas arrogam para si, conscientemente, papéis de outras pessoas.

Daqui de casa, sigo mais fortalecida na minha produção de conteúdo. Estou certa que, em um momento não muito distante, a justiça será provada. Enquanto isso, cuido de minha mãe doente, arrumo a casa e foco na minha produção de conteúdo, além dos meus hiperfocos em filmes e meditação.

Sophia Mendonça

Autora do Artigo

Sophia Mendonça é uma youtuber, podcaster, escritora e pesquisadora brasileira. Em 2016, tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Grande Colar do Mérito em Belo Horizonte. Em 2019, ganhou o prêmio de Boas Práticas do programa da União Européia Erasmus+.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maria
Maria
10 meses atrás

Sophia , siga em frente.
Vc é gigante e tem a nossa admiração, mulheres Autistas.
Bjos
@umanordestinaautista
@catia_bensoussan