5 livros de Sophia Mendonça para jovens autistas, incluindo contos, novelas e romances da youtuber do canal Mundo Autista.
Como escritora, tenho o prazer de explorar o universo autista de muitas maneiras em minhas obras. Meus livros são um convite para mergulhar em histórias que celebram a diversidade, a superação e a complexidade do ser humano. Venha comigo em uma viagem literária que, espero, toque seu coração e expanda seus horizontes!
1. Danielle, Asperger (2016)
Esse foi o meu primeiro livro publicado. E, para ser sincera, foi escrito quando eu tinha apenas 14 anos. Contudo, “Danielle, Asperger” quase não viu a luz do dia! Num momento de crise, eu me desfiz do texto original. Mas minha mãe, sempre atenta, resolveu salvá-lo até que eu mudasse de ideia. O livro conta a história de Danielle, uma autista que se depara com os desafios marcantes da adolescência. Entre uma crise e outra, ela vai superando, com bom humor e uma ironia bem minha, os obstáculos do cotidiano. Portanto, é uma leitura que mostra a força, a resiliência e a transformação que podemos ter.
2. Entre Fadas e Bruxos (2019)
Com “Entre Fadas e Bruxos“, eu quis criar uma fantasia que, de forma divertida, nos convidasse a refletir sobre a importância da diversidade. Então, a história se passa em um reino dividido entre fadas e bruxos, que é marcado por conflitos. No entanto, a união da rainha das fadas e do grande rei bruxo é essencial para a paz. Porém, uma descoberta pode pôr fim a tudo: e se a líder das fadas também for uma bruxa? Então, a meu ver, este livro é uma metáfora sobre a aceitação das diferenças e a quebra de preconceitos. Dessa forma, mostra que a verdadeira magia está em aceitarmos uns aos outros.
3. Nem Tudo é o que Parece (2023)
“Nem Tudo é o que Parece“ é uma novela que escrevi junto com minha mãe, Selma Sueli Silva. A obra segue Antonela, uma mulher metódica que vê sua vida virar de cabeça para baixo após o nascimento de seu primeiro filho, Benjamin. Porém, uma série de acontecimentos pavorosos parecem colocar o menino contra a mãe. E Antonela embarca em uma jornada solitária para entender o que se passa com Benjamin. Foi muito importante para mim explorar os desafios da maternidade e a complexidade das relações familiares, especialmente quando o autismo está presente.
4. Você não é mais aquele Garoto (2024)
Em “Você não é mais aquele Garoto“, conto a história de Lúcio, um adolescente diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que se vê desesperançado em meio a explosões de raiva, sensação de não pertencimento e forte fobia social. O livro acompanha a busca do rapaz por aquilo que mais deseja na vida: uma amizade. É uma jornada de amadurecimento onde Lúcio descobre algo ainda mais poderoso: gostar de si mesmo e não perder a esperança de dias melhores. Uma história que, para mim, é um lembrete de que a autodescoberta é um caminho contínuo.
5. A Influenciadora e o Crítico (2025)
Em “A Influenciadora e o Crítico”, eu me diverti criando um embate entre Lucy Martins, uma influenciadora literária otimista e cheia de seguidores, e Miguel Kruger, um crítico literário rabugento e tradicionalista. Quando um projeto inesperado os força a trabalharem juntos em um canal do YouTube, eles descobrem que têm mais em comum do que imaginavam. Quem sairá vencedor nessa história? Os antigos clássicos de Machado de Assis ou os livros-conforto de Sophie Kinsella? Um misterioso leitor anônimo pode surpreender com a resposta! É uma celebração do universo literário e uma reflexão sobre a diversidade de opiniões, algo que sempre me interessa.
Espero que você se sinta convidado a mergulhar nessas histórias que criei com tanto carinho. Qual desses livros você está mais curioso para ler?

Sophia Mendonça é jornalista, professora universitária e escritora. Além disso, é mestre em Comunicação, Territorialidades e Vulnerabilidades (UFMG) e doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução (UfPel). Ela também ministrou aulas de “Tópicos em Produção de Texto: Crítica de Cinema “na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), junto ao professor Nísio Teixeira. Além disso, Sophia dá aulas de “Literatura Brasileira Contemporânea “na Universidade Federal de Pelotas (UfPel), com ênfase em neurodiversidade e questões de gênero.
Atualmente, Sophia é youtuber do canal “Mundo Autista”, crítica de cinema no “Portal UAI” e repórter da “Revista Autismo“. Aliás, ela atua como criadora de conteúdo desde 2009, quando estreou como crítica de cinema, colaborando com o site Cineplayers!. Também, é formada nos cursos “Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica” (2020) e “A Arte do FIlme” (2018), do professor Pablo Villaça.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.